A Rede
A Rede Internacional Infâncias Protagonistas: migração, arte e educação foi criada em 2022 e tem como objetivo desenvolver ferramentas teóricas e metodológicas que viabilizem a integração e o acolhimento efetivo de crianças e jovens imigrantes e refugiados em escolas brasileiras. É sediada na Universidade de Brasília e está presente em treze estados brasileiros e cinco outros países (Portugal, Espanha, Moçambique, Colômbia e Venezuela). Interdisciplinar, a Rede é composta por professoras e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior, crianças e famílias imigrantes e refugiadas, profissionais que atuam em ONGs e membros da sociedade civil.
Aqui você encontrará informações e materiais sobre o projeto “Infâncias protagonistas: uma proposta colaborativa de criação de políticas públicas para a integração de crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras”, que recebe financiamento do edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 PRÓ-HUMANIDADES, Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades. Um dos diferenciais da abordagem é o reconhecimento do papel das crianças nos processos migratórios, através da escuta de suas narrativas e da promoção de seus saberes por meio das linguagens artísticas.
A Rede atua em três frentes metodológicas:
Levantamento de dados bibliográficos, estatísticos e etnográficos que permitam a elaboração de um panorama da inserção atual das crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras.
Processos de escuta e cocriação com as crianças por meio de práticas artísticas e etnográficas, enfatizando seu protagonismo.
Formação continuada de professores, através de oficinas elaboradas e ofertadas em parceria com profissionais que atuam em salas de aula multiculturais em diferentes regiões do país.